domingo, 10 de novembro de 2013

Videosgames podem melhorar e aumentar o cérebro


Desde que mudei para Berlim não canso de repetir que a capital alemã tem se tornado uma meca da criatividade em várias áreas. Inclusive nas pesquisas científicas. Olha só,  um experimento realizado na cidade prova que jogar videogames pode aumentar o volume de algumas áreas de seu cérebro.  As “áreas beneficiadas” seriam as responsáveis pela navegação espacial, planejamento estratégico, memória e coordenação motora.
O divertido teste reuniu 23 jovens adultos que jogaram 30 minutos de “Super Mario 64″ por dia, num total de dois meses. Seus cérebros foram analisados pelos cientistas que perceberam crescimento de massa cinzenta na formação hipocampal direita, no córtex pré-frontal dorsolateral direito e no cerebelo bilateral.
Que jogar videogames com moderação não faz mal para saúde (e até ajuda em alguns casos),  a gente já tinha escrito aqui. Agora essa pesquisa dos  cientistas da Max Planck Institute for Human Development and Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus afirma que jogar videogames requer uso intensivo de diversas habilidades  que fazem o cérebro extremamente ativo, gerando esse crescimento..
Além de ser mais um motivo para diminuir o preconceito contra os games, essa pesquisa indica a possibilidade de que jogar videogame regularmente pode ser útil no combate ao Alzheimer. Mais um motivo para incentivar a prática entre idosos, já que os games também os deixam menos deprimidos.