sábado, 30 de março de 2013

Adeus Celulares Ching Lings


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) baixou uma norma que abre caminho para as operadoras de celular bloquearem chamadas feitas por telefones piratas. A medida deverá valer no início de 2014.

A partir de agora, as teles, por meio do Sinditelebrasil, a associação que representa o setor, terão de implementar o sistema tecnológico de bloqueio.

O objetivo é não só garantir a segurança dos clientes, expostos a riscos de radiação excessiva e de explosão das baterias dos aparelhos, mas também melhorar os índices de qualidade das operadoras de telefonia.

Após aumento de reclamações, especialmente por queda de chamadas, a Anatel suspendeu a venda de chips, no ano passado.

Calcula-se que, em média, 10% das chamadas caem porque são realizadas por aparelhos piratas.

Os celulares e tablets piratas serão impossibilitados de usar chip, de operadoras nacionais onde haverá o  bloqueio, impossibilitando o uso de serviços como de envio e recebimento de dados, realização de serviços de voz, juntamente com celulares ou tablets (nacionais ou importados) sem homologação no brasil, sera feito bloqueio do chip momentaneamente ao ser usado, em aparelhos piratas, após ser colocado em aparelho com homologação no Brasil o chip funcionará perfeitamente, isto se resume no fim daqueles aparelhinhos com preços mais acessíveis, com acesso a mais de um chip, onde a população brasileira tinha acesso.

Os aparelhos conhecidos popularmente como ching lings, onde muitos tinham aparência muito  idênticas aos aparelhos mais cobiçados exemplo Iphone da apple, em seus designers. Apesar de muito parecidos não apresentam a mesma qualidade, onde muitos descarregam com facilidade, e apresentam problemas na execução de seus programas e aplicativos, ficaram famosos ao publico brasileiro que em media utiliza estes aparelhos pelos fatos de preço e ainda poder carregar consigo 4 chips de operadoras diferentes em um mesmo aparelho.

Agora cabe se conter com o mais acessível nacional ou importado com homologação no Brasil, com designer simples e sem muitas funcionalidades, como aplicativos ou portabilidades de mais de um chip.